O sul-matogrossense Abraão Salustiano é um exemplo de empresário que soube explorar os pontos fortes da internet para impulsionar seus negócios. Localizado em Campo Grande (MS), investiu no e-commerce e montou uma loja virtual, a Abraao Game Store, para comercializar jogos e acessórios para o Brasil inteiro. Aproveitou a interatividade da web para conquistar novos clientes, patrocinando e promovendo campeonatos online em que os jogadores localizados em qualquer lugar do país podiam disputar partidas entre si. E sempre investiu no marketing digital (banners, links patrocinados, e-mail marketing, redes sociais, parceria com outros sites especializados) para divulgar sua loja. Resultado: em apenas seis anos, a Abraao Game Store, é uma das líderes de mercado no segmento de jogos on-line, com reputação elevadíssima entre seus clientes.
Salustiano monitora todas iniciativas de marketing por meio de um serviço de análise web (web analytics) que indica audiência do site, ações com maior retorno e preferências por um determinado produto de acordo com região. Dessa forma é possível direcionar as promoções e campeonatos para as regiões com maior interesse, aumentando o retorno dos investimentos.
Foi por meio da análise web que o empresário detectou o baixo rendimento das suas campanhas nos sites de busca. As 100 mil visitas/mês em seu site geravam apenas 500 contatos e para cada R$ 1.000,00 investidos em links patrocinados havia apenas 10 contados de retorno, ou seja, um gasto de R$ 100 para cada novo contato. Para reverter a situação, Abraão Salustiano procurou a ajuda de duas agências especializadas, mas ficou insatisfeito com ambas. “Com a primeira agência houve um aumento do número de visitas, mas tinha muitas dificuldades para me comunicar com eles”, afirma. “A única forma de contato era por chat e qualquer mudança no anúncio levava mais de uma semana para acontecer.
A segunda agência, mesmo ostentando certificação técnica do Google, obteve resultados piores que os iniciais. “Em vez de 10 passei a ter 5 contatos por dia com o mesmo volume de investimentos”, reclama Salustiano. Simplesmente copiaram o anúncio que eu utilizava e só consegui falar com eles quando me ligaram para saber por que eu havia cancelado o contrato.”
O problema só começou a ser efetivamente resolvido quando passamos a analisar a palavras-chave realmente capazes de gerar mais visitas ao site. “Fizemos uma limpeza, tirando palavras que geravam tráfego desqualificado e palavras negativas errôneas, substituindo por termos relevantes e relacionados aos produtos comercializados”, conta.
O passo seguinte foi readequar as campanhas e os anúncios. “Corrigimos informações e substituímos anúncios com baixo retorno por novos que usavam palavras-chave capazes de gerar mais visitas para o site.”
O resultado do trabalho foi um salto na audiência qualificada. De dez, o número de contatos provenientes da campanha de links patrocinados pulou para 250 por dia. A taxa de CTR (cliques por impressão, ou seja, a relação de pessoas que viram o anúncio da Abraao Game Store, e o clicou) passou de 1,25% para 50%. A posição média dos anúncios na página foi para as primeiras posições, o tempo médio de visitação subiu 42% e a taxa de rejeição baixou 27%. “Outro número impressionante foi o aumento da audiência dos anúncios em redes sociais como o Orkut. As impressões (visualizações) aumentaram de 18 para 115 mil!”, destaca Mayko Franceschi.
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