Pular para o conteúdo principal

Porque uma empresa deve estar inserida no meio on-line?

Nome, produto, serviço oferecido, missão, valores, filosofia e todo o conceito que se deseja passar ao mercado. A identidade visual de uma empresa é o conjunto dos elementos que a representam visualmente. Basicamente, um conjunto de logotipo e cores, associado a palavras fortes e impactantes. Quem não reconhece, por exemplo, a marca da Coca Cola assim que a vê? Ou então, a da rede de lanchonetes do Mc Donalds?


"A verdade é que a junção de símbolos e cores torna um produto, marca ou serviço único e identificável", explica Daniel Galvão, diretor da Focus Soluções TI(www.focusnainternet.com.br), agência web com sede em Belo Horizonte. "O resultado da equação simplicidade impacto/força da marca é que faz as pessoas a gravarem e não a esquecerem mais."


Mas e com a evolução e adesão cada vez maior do público aos meios eletrônicos, ao meio on-line? Como fica a questão da identidade visual nesse tipo de veículo de comunicação? "O importante é não perder força", alerta Daniel. "E essa tarefa cabe aos web designers e designers de interfaces, que irão encaixar os símbolos, cores, formas e demais características daquela marca a um site e às demais vertentes digitais nas quais a empresa tenha interesse em estar presente."


O diretor da Focus explica que não é raro as empresas pecarem nessa "passagem" do meio impresso ao meio virtual, perdendo, com isso, os elos previamente criados com seus consumidores. E não há nada pior para um cliente que entrar em um site e não ter a certeza, a segurança, de que ele é realmente daquela empresa. "O problema é que, uma vez quebrado esse laço, o trabalho tem de ser recomeçado", explica. "E, muito mais que um prejuízo financeiro pelo retrabalho, a empresa tem prejuízos muito maiores no que diz respeito ao fortalecimento de sua marca, ou seja, no famoso branding."


Conteúdo


Ainda no meio on-line, não basta manter o site institucional alinhado com a identidade visual da empresa. Para Daniel Galvão, as empresas também devem estar atentas ao crescimento do uso das redes sociais (Facebook, Twitter e tantas outras). "É importante criar temas e perfis que tenham algo em comum com a identidade visual ou com a campanha que está sendo veiculada no momento", garante. "Basicamente, não adianta achar um papel de parede incrivelmente colorido e colocar de fundo no Twitter. É só pensar: no lugar do meu cliente, o que eu acharia disso? É preciso pensar nas mesmas cores usadas pela empresa, na logo, na mensagem que se quer realmente passar e para quem, além de analisar, constantemente, os efeitos que essa nova comunicação provoca. Que uma empresa precisa estar no meio on-line, precisa. Mas, não apenas por estar porque lhe dizem que é importante. Estar de maneira que realmente signifique uma vantagem para ela e para seus clientes", conclui Daniel

Adaptação Realizada com Matéria encontrada em www.administradores.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafios Enfrentados no EAD

O ensino a distância hoje é um destaque e uma solução para os desafios que a humanidade vem enfrentando e existem desafios maiores por parte dos alunos, professores e instituições. Exemplos destes desafios seriam o interesse e a motivação de todos os envolvidos e a crença popular de que a educação a distância não é bem reconhecida pela sociedade e o mercado de trabalho. Por Parte dos Alunos Por parte dos alunos há uma insegurança muito grande quanto ao aprendizado devido as razões como perturbações da vida familiar, falta de apoio dos empregadores e um grave problema com a auto avaliação, que traz um sentimento percebido e relacionado a irrelevância dos estudos. A impressão que se tem, nos primeiros contatos, é que você estuda e não adianta nada. Isso é percebido quando a etapa do curso condicionada a realização de exercícios para seu progresso. Os fatores que contribuem para esse feedback negativo são o conteúdo do curso mal projetado onde avaliações e materiais não se

Incluir nos processos organizacionais a atuação na internet é algo que compensa?

Durante a apresentação dos serviços de internet a empresários dos ramos de papelaria nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo percebemos que existem dúvidas comuns. Em uma abordagem simples sem muitas explicações a maioria se apega aos custos e acabam limitando sua atuação ao balcão. Existem diversas ferramentas que são capazes de auxiliar na divulgação dos serviços e produtos através da internet. E ainda somente ter um bom site profissional com uma hospedagem de qualidade não é suficiente. Vale também anunciar em outros sites de maior visitação seus produtos e serviços. Porém existem cuidados que se deve tomar quanto a escolha. "O primeiro item a ser verificado é a relevância que esse site tem no mercado e no seu público alvo, você pode fazer uma pesquisa bem simples até informal perguntado para seus amigos, colaboradores, proprietários de lan-houses e cybers-café se o site que você tem interesse de anunciar é conhecido ou acessado. Outro item muito importante a

Site: Casa Moura Decorações

A Casa Moura Decorações da cidade de Contagem em Minas Gerais nos confiou a gestão de um projeto de site responsivo da empresa. A empresa tem entre seus valores criar o diferencial em decoração através dos detalhes, desta forma estar em sintonia com as tendências. Segundo a administradora Margareth reunir elegância e estilo com produtos de tecnologia de ponta é a missão principal. Acrescenta, ainda, que trabalha com pessoas talentosas e dedicadas, que são o segredo para um atendimento personalizado e a inovação contínua da linha de produtos. Seu foco no mercado é fornecer cortinas e persianas. No site mantido pela Focus é possível visualizar as fotos de alguns trabalhos realizados. Projetos de bom gosto que foram muito bem representados por tecnologias web atuais capazes de exibir o site corretamente em smartphone, tablet e computadores em geral. Para acessa-lo utilize no site de busca as palavras-chaves: casa moura decorações contagem .