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Desafios logisticos do comércio eletrônico

Alguns empresários não utilizam o comércio eletrônico por achar que existe a obrigação de realizar negociações pela internet. Na verdade este tipo de negócio telemático pode ser bem flexivel neste assunto. Há ramos que ao invés de gerar uma transação bancária podem ser meios para iniciar uma ordem de serviço. É o caso do mercado de serviços: manutenções em telefone, celulares, tables, impressoras, recarga de cartuchos, tonners, ipod, relógios etc...

Um software para internet pode ser também utilizado para representar os processos logísticos internos. Ao invés de ter um programa de uma empresa para estoque, para a área financeira, para área de treinamento e para área jurídica a empresa pode optar por integrar todos os softwares através do SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) que é responsável por facilitar, integrar e tornar prática a comunicação entre estes setores via sistemas de informação.

Ainda há pessoas que dão muito valor aos sistemas utilizados. Existem bancos que utilizam o sistema em DOS para consulta e cadastro de clientes em pleno ano 2013. Também há casos extremos de empresas que utlizam o bloco de notas. Porém não é necessário descartar estes sistemas já que são funcionais. O interessante e rentável é faze-los se comunicar com os programas atuais que são agradáveis visualmente, funcionais e de grande portabilidade. Como em uma "orquestra em que diversos instrumentos unidos compôem uma harmônia" (Mario Sergio Cortella).

Outra dificuldade ainda no campo da logistica é referênte a entrega. Com os correios os produtos menos e mais leves trazem benefícios e lucros porém quando o peso do pedido encarece a entrega é necessário contratar as transportadoras. Existem inumeras empresas por todo o Brasil que fazem este tipo de entrega.

Quanto ao pagamento existem muitas formas para diponibilizar ao cliente. Uma forma menos tributada porém é o depósito em conta quando temos conta no mesmo banco que a empresa oferece. Se exigir o pagamento de um DOC é melhor avaliar a compra através do boleto ou cartões. Da mesma forma as empresas devem atentar para os fornecedores de comércio eletrônico pois existem alguns que cobram por taxa de transação. Estes são bons meios para os que estão iniciando e vendem pouco ou tem um atividade comercial baixa pois os custos com domínio, hospedagem e customização de software são baixos. Porém para empresa que possue departamento comercial responsável por captar clientes é interessante investir em uma ferramenta telemática customizavel a regra de negócio do empreendimento e não o contrário.

Conheça o Comunidade Empresarial através do contato abaixo:

Daniel Souza
Vendedor
Telefone: (31)3786-3382 (Atendimento de Segunda a Sexta de 08:00 às 18:00)

Focus Sistemas de Informação
Endereço: Rua Sebastião Maria da Silva, 48 - Barreiro - Belo Horizonte - MG
CEP: 30640-360
Site: www.focusnainternet.com.br

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