"Os negócios nos Estados Unidos ou no restante da economia global já não são os mesmos. Em 2009, as empresas norte-americanas investiram quase 1 trilhão de dólares em hardware e software para sistemas de informação e equipamentos para telecomunicação." LAUDON; LAUDON, 2011 p. 3 e 4.
Os computadores tem sido ótimas ferramentas para agilizar os processos organizacionais.
"Em 2008, o número de abertura de contas de celulares ultrapassou o de telefones fixos instalados. Celulares, BlackBerrys, computadores de mão, e-mails conferências on-line e teleconferências internacionais pela internet - todas essas ferramentas são essenciais para os negócios hoje." LAUDON; LAUDON, 2011 p. 3 e 4.
A mobilidade e portabilidade se tornou fundamento para a expressão profissional das pessoas. As redes sociais cresceram porque o homem o faz mesmo antes de termos a calculadora. As negociações comerciais, as amizades, as diversões, as uniões são realizadas com base nas relações sociais.
“Os sistemas de Gestão do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management – CRM) ajudam as empresas a administrar suas relações com os clientes. Os sistemas de CRM fornecem informações para coordenar todos os processos de negócios que lidam com o cliente, em termos de vendas, marketing e serviços. Seu objetivo é otimizar a receita, a satisfação e a retenção de clientes. Essas informações ajudam as empresas a identificar, atrair e reter os clientes mais lucrativos; prestar serviços de melhor qualidade aos clientes atuais; e aumentar as vendas.“ LAUDON; LAUDON, 2011 p. 50
Com a utilização de banco de dados que são responsáveis por armazenar as operações que ocorreram durante o tempo de atuação empresarial é possível tomar decisões para aumentar o giro do estoque e faturamento e ampliar a atuação.
“O conceito de negócios eletrônicos, ou e-bussiness, refere-se ao uso de tecnologia digital e da internet para executar os principais processos de negócios em um empresa. O e-bussiness inclui atividades para gestão interna da empresa e para sua coordenação com fornecedores e outros parceiros de negócios. Inclui também o comércio eletrônico, ou e-commerce. E-commerce e parte do e-bussiness que lida com a compra e venda de mercadorias e serviços e serviços pela Internet. Tal conceito abrange as atividades que apoiam essas transações, tais como propaganda, marketing, suporte ao cliente, segurança, entrega e pagamento.“ LAUDON; LAUDON, 2011 p. 51
O comércio eletrônico tem por característica uma divulgação mais eficaz com os clientes. A confiança nestes casos se faz na Logística. Os clientes que já conhecem encaram o comércio eletrônico como uma praticidade, os que não conhecem encontram nas redes sociais curadoria para esta compra. Divulgar estatísticas, comentários dos compradores são bons meios para demostrar que pode ser digna de confiança dos mais receosos.
Fonte/Bibliografia
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane, Sistemas de Informação Gerenciais, 9º Edição, Editora Pearson Education do Brasil, 2011
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