A internet ainda é novidade para muitos municípios dos Estados do Brasil. Por ter um território extenso e um alto custo de implantação da infraestrutura telemática muitos municípios contam apenas com a internet móvel que limita bastante o acesso, a internet via satélite que é custo elevado para empresas de pequeno porte. Para muitas pessoas um site ainda é um mistério que poder ser menor com este artigo que terá como orientação: I) a cartilha do SEBRAE MG publicada em 2012 que tem como público alvo o Microempreendedor Individual, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte; II) a formação acadêmica do autor e sua experiência no mercado de tecnologia da informação.
As dúvidas maiores estão relacionadas aos termos utilizados quando uma divulgação na internet é necessária. A palavra site é um estrangeirismo, que vem do idioma inglês e significa lugar, local. Na internet é um computador que responde a uma solicitação - feita através de um navegador - com uma ou mais páginas eletrônicas. Como ambiente é diferente da loja física, ou seja, com menor custo se atende muito mais, a preocupação maior é com a disponibilidade sem prejudicar o desempenho, a velocidade e a segurança de quem está acessando. É um recurso eficiente para as empresas que querem se relacionar melhor com seus consumidores e fornecedores, pois permitem programar o computador para obter informações, exibir produtos e serviços, comunicar com sistemas de pagamento (para emitir cobranças) e sistemas logísticos (para solicitar a entrega do artigo comprado).
Segundo o SEBRAE MG o funcionamento de uma página eletrônica ou um site profissional exige o registro de um domínio e uma hospedagem. O domínio, como o próprio nome diz, é um local virtual de localização da página eletrônica que é identificado por palavras seguidas de extensões. Estas extensões identificam o tipo de comércio, organização, industria, profissional liberal ou repartição pública até a localização geográfica. O controle deste domínio é feito por um órgão que centraliza aqui no Brasil todas os registros: registro.br. Este órgão exige para registro um CPF ou um CNPJ válido e ativo na Receita Federal.
Após o registro a empresa interessada em ter um site na internet precisa hospedá-lo, ou seja, disponibilizar um computador que fique 24 horas por dia ligado na internet para que todas as solicitações dos clientes e fornecedores dentro do domínio sejam atendidas, e este cenário é definido como hospedagem de domínio.
Este é um procedimento que deve ser deixado com uma empresa especializada no registro, hospedagem e elaboração de sites ou páginas eletrônicas, pois exige um conhecimento técnico que não é oferecido em um curso básico sobre internet.
Hoje em dia os sites estão muito evoluídos e não são somente expositores de produtos e serviços, através de um site é possível manter informações dos clientes, fornecedores e colaboradores, emitir cobranças através de integrações com os bancos, solicitar coleta de produtos dos entregadores. A maioria dos bancos e também as empresas de logística oferecem esse recurso, aceitando uma solicitação direta do seu site para entrega de um produto ou emissão de uma cobrança.
Se você tem interesse em desenvolver uma aplicação destas que não somente expõe seus produtos e serviços, mas também gera cobranças e solicitações a empresas de logística confie seu projeto na Focus.
Referências:
SEBRAE MG. Internet na Medida - Como Criar um Site de Sucesso. 2017. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-criar-um-site-de-sucesso,6dfc438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD>
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