Pular para o conteúdo principal

Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE

Já há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos.

Tais aplicações, denominadas “investimentos socialmente responsáveis” (“SRI”), consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional.

No Brasil, essa tendência já teve início e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão responsável pelo desenvolvimento do ISE. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Nota:
A Bolsa não se candidata para compor a carteira do ISE, mas irá responder o questionário de seleção. Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial entende que é mais importante BM&FBOVESPA permanecer na presidência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Brasileiro em 17 de janeiro de 2025

Ações que Mais Subiram CSN Mineração foi a campeã do dia, com o preço das ações subindo mais de 5%. IRB Brasil e SID Nacional também se deram bem, com aumentos de mais de 4% cada uma. Outras empresas, como Minerva , Usiminas , e Vale , também tiveram um bom dia, com preços subindo. Ações que Mais Caíram YDUQS teve a maior queda, com os preços caindo mais de 5%. Hapvida e Cosan também não se saíram bem, com quedas de quase 5%. Mercado em Geral Agrogalaxy foi a estrela do dia, com um aumento incrível de mais de 63% no preço das ações. Comgás e outra empresa chamada PMCO 1T5 também tiveram ótimos resultados, com aumentos de cerca de 30%. Algumas empresas, como FII Tour VCI e Dasa BNS , não tiveram um bom dia, com quedas grandes nos preços. Ações Mais Negociadas Vale foi a ação mais comprada e vendida do dia, movimentando muito dinheiro. Petrobras e iShares BOVA também foram bastante negociadas. Opções As pessoas estavam comprando muitas opções de c...

Como Criar um Site de Sucesso

A internet ainda é novidade para muitos municípios dos Estados do Brasil. Por ter um território extenso e um alto custo de implantação da infraestrutura telemática muitos municípios contam apenas com a internet móvel que limita bastante o acesso, a internet via satélite que é custo elevado para empresas de pequeno porte. Para muitas pessoas um site ainda é um mistério que poder ser menor com este artigo que terá como orientação: I) a cartilha do SEBRAE MG publicada em 2012 que tem como público alvo o Microempreendedor Individual, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte; II) a formação acadêmica do autor e sua experiência no mercado de tecnologia da informação. As dúvidas maiores estão relacionadas aos termos utilizados quando uma divulgação na internet é necessária. A palavra site é um estrangeirismo, que vem do idioma inglês e significa lugar, local. Na internet é um computador que responde a uma solicitação - feita através de um navegador - com uma ou mais páginas eletrônicas. Co...

Uma Geladeira a suas Preocupações

 As principais dores de cabeça quando se busca uma geladeira para o seu negócio no ramo de alimentos geralmente são:  Se livrar de microrganismos e outros riscos de contaminação; O preço do eletrodoméstico; A capacidade de armazenamento; O consumo de energia; O espaço disponível para a instalação da geladeira; Tipo de piso para suportar o peso do eletrodoméstico; Resistência para suportar o desgaste diário; Isolamento das portas para evitar a contaminação e o desperdício de eletricidade; Evitar a contaminação cruzada de alimentos; Nível adequado de precisão de temperatura; Facilidade de limpar e manter limpos os filtros de refrigeração (quando houver); Lidar em tempo com sujeira e odores desagradáveis; A sensação de quem fez uma boa escolha ao comprar uma geladeira observando estes princípios é de satisfação e alívio. Saber que os alimentos estarão armazenados em condições seguras, prontos para servi-los com segurança aos clientes é muito importante sem contar que pode-se evit...