Pular para o conteúdo principal

Desafios Enfrentados no EAD


O ensino a distância hoje é um destaque e uma solução para os desafios que a humanidade vem enfrentando e existem desafios maiores por parte dos alunos, professores e instituições. Exemplos destes desafios seriam o interesse e a motivação de todos os envolvidos e a crença popular de que a educação a distância não é bem reconhecida pela sociedade e o mercado de trabalho.

Por Parte dos Alunos

Por parte dos alunos há uma insegurança muito grande quanto ao aprendizado devido as razões como perturbações da vida familiar, falta de apoio dos empregadores e um grave problema com a auto avaliação, que traz um sentimento percebido e relacionado a irrelevância dos estudos. A impressão que se tem, nos primeiros contatos, é que você estuda e não adianta nada. Isso é percebido quando a etapa do curso condicionada a realização de exercícios para seu progresso.

Os fatores que contribuem para esse feedback negativo são o conteúdo do curso mal projetado onde avaliações e materiais não se comunicam, erros ortográficos e de sentido lógico que não são corrigidos, professores que apenas leem slides em vídeo aula e não trazem informações adicionais para consolidar o aprendizado, sentimento de estar isolado por parte do aluno, pois há a falta da colaboração de uma comunidade escolar maior e parte importante de suas vidas sociais, enfim, tudo isso traz um desgaste muito grande para os alunos.

Por Parte dos Professores

Boa parte dos professores, que estão aptos a trabalhar com ensino, possuem experiência com a aula presencial e o material existente está todo voltado para isso. O início de suas atividades na educação a distância os obrigaria a aumentar a carga de trabalho e reformular todo o material das aulas tradicionais o que poderia impactar diretamente na dinâmica. Exemplos disso seriam: a) uma aula de finanças que tratasse de juros compostos com base em taxas desatualizadas e isso não fosse abordado no material para que o aluno tivesse uma referência para buscar a atualização; b) uma aula de legislação que tratasse de uma lei que tenha outra direção imposta por uma jurisprudência. Em ambos os casos existem transtornos para os alunos e para os professores que sofrem com a desatualização do material.

Há uma ameaça causada pela crença popular, falta de alinhamentos entre a realidade e a especulação e o preconceito entre os profissionais da área da educação que tem como solução apenas a equiparação ao processo de admissão dos cursos presenciais.

Por Parte da Instituição

A missão da instituição deve ser ir contra a crença popular de que o ensino a distância é inferior aos cursos tradicionais com a finalidade de fomentar o interesse e a motivação dos alunos e professores. Ir de contra essa crença popular que discrimina a educação a distância deve encontrar forças no(a):
· Compromisso com a qualidade do conteúdo ofertado nos cursos e compatíveis com o aprendizado regular em sala de aula presencial;
· Suporte técnico aos alunos e professores sobre o uso dos recursos tecnológicos;
· Monitoramento do funcionamento destes recursos tecnológicos que devem ser oferecidos aos alunos com garantias consolidadas na disponibilidade, integridade e confidencialidade;
· Baixo custo para aquisição dos cursos;
· Horário flexível para respeitar o ritmo de aprendizado de cada um;
· Estabilidade para sua continuidade do curso ou até mesmo uma reciclagem.

Há muitos desafios para o aluno, o professor e as instituições e todos devem frear seus impulsos de compra quando eles não levam em consideração a transparência do processo de aprendizagem. Atualmente, em 2020, economistas afirmam que a economia regrediu 10 anos, ou seja, estamos com parâmetros econômicos de 2010, mas na educação podemos ter regredido 300 anos e retornando à idade média se não houver um melindre nas próximas escolhas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE

Já há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos.

Tais aplicações, denominadas “investimentos socialmente responsáveis” (“SRI”), consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional.

No Brasil, essa tendência já teve início e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Nesse sentido,…

O que é framework e o que é IDE?

Um parceiro de negócios e também aprendiz Samuel Silva me perguntou:
- O que é especificamente o .NET?
Estávamos com o Visual Studio aberto e isso me despertou a vontade de escrever essa postagem. A minha resposta foi simples:
- .NET é uma estrutura que possuem uma porção de funções, procedimento e propriedades (tem pessoas que gostam de chamar de artefatos) capazes de nos dar um melhor acesso aos recursos do computador como acesso aos arquivos, memória, placa de rede, drives removíveis, processador e principalmente outros servidores na internet. Como um quarto de ferramentas onde você tivesse todas as suas ferramentas organizadas, tipo aqueles que penduramos na parede. O IDE nada mais é que uma forma de manipular todas essas ferramentas com a facilidade, motivo que mantém o Windows com a maior parte do Market Share.
O mais interessante é que com a última versão do Visual Studio 2017 e o Framework .NET Core finalmente a Microsoft liberou no mercado uma linguagem orientada a objetos q…